quarta-feira, 23 de maio de 2012

Aos letristas

Aviso aos amantes da letra, aos que acreditam que os textos (mesmos bíblicos) respondem todas as questões da existência: palavras são símbolos que fazem referência a uma realidade exterior; não são elas mesmas realidades.

Pensem em duas coisas: primeiro, a revelação escrita fora revelada antes de ser escrita; antes fora dita, depois registrada. Segundo, o que é escrito só tem valor se houver uma realidade referente; se não, não tem utilidade alguma.

Outra coisa que deve ser ressaltada é que as palavras não podem descrever tudo e é por isso que quando não conseguimos dizer para Deus o que queremos ou precisamos, o Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexpremíveis (Romanos 8.26). Quando a realidade ultrapassa a possibilidade da expressão verbal, apenas a comunicação espiritual pode "dizer" o que é preciso.

Enfim, ser escravo das palavras é condenar-se a uma limitação terrível. Além de ser uma idiotice tremenda, pois é tentar ser inteligente e compreender as coisas criando para si mesmo as barreiras que impedirão tal intento.