sábado, 26 de novembro de 2011

Reconhecer-se perdido

Sentir-se perdido, por mais paradoxal que pareça, é o primeiro passo para encontrar-se. Isso porque, na verdade, de uma maneira ou de outra, todos estão perdidos. Acontece que alguns percebem isso, enquanto outros permanecem alienados na certeza de terem achado a resposta de todas as coisas.

O princípio da salvação é o reconhecimento de nossa condição. Isso se chama arrependimento. E arrependimento nada mais é do que olhar para si e observar que há um problema, uma falha.
O principal defeito que carregamos chama-se pecado, e ele é mais do que a tendência para o erro, mas a perda da capacidade de compreensão da realidade. Não que tenhamos perdido completamente essa capacidade, mas sim que alcançar a essência das coisas, para nós, tornou-se um trabalho árduo e complexo. Mesmo aqueles que com muito esforço buscam entender a verdade, a alcançam com resultados repletos de erros, como disse Tomás de Aquino.
Deter-se nas falsas certezas que se apresentam é, com efeito, afastar-se da verdade. Não pode alcançá-la quem acha que já a alcançou, mesmo estando distante dela.
Arrependei-vos, brada o apóstolo. Isso nada mais é do que um chamado à humildade. É dizer: reconheçam que vocês nada sabem e precisam de alguém que os guie.
Reconhecer-se perdido é o principal ato para a salvação, como observou brilhantemente José Ortega y Gasset.
O caminho, no entanto, em direção à verdade, só pode ser dado se iluminado pela própria verdade. No fim das contas, tudo acaba dependendo de Deus.