sexta-feira, 3 de junho de 2011

Entre a besta e a perfeição

O valor de todo homem, a medida de sua estatura, são reconhecidos em suas prioridades, principalmente naqueles assuntos que mais lhe afeiçoam, que são o tema comum de suas parolices. Assim como teu coração reside onde está o teu tesouro, de tua boca ecoa o verbo de tua medida. E esta reflete o tamanho do teu ser. No que tu pensas é o que tu falas, e o que tu insistes em falar demonstra o que te guia. Tu podes ser conduzido pelos céus, pelas maravilhas e pela gloriosa esperança, mas, também podes, como um tronco morto nas águas de um rio, ser levado pela correnteza da pequenez.
A diferença entre os homens está, exatamente, na altura de suas preocupações. Todos, naturalmente, se fizeram carnais, com olhares rasteiros, servindo aos estímulos naturais. Como bestas, tantos seguem com vistas ao chão, como a procurar ali o seu sustento. Para ti, no entanto, já fora proposto algo melhor: elevar teus olhares para o céu. Deixando o pó que alimenta teu ventre, tu és chamado a contemplar aquilo que representa o eterno. A terra passa, mas o amor, que é eterno, esse jamais passará. 
Por isso, a estatura. Se teus olhos estão fixados na baixeza das coisas desta vida, teu tamanho e tuas conquistas não podem ser maiores do que ela. Tu estás condenado, portanto, ao pó. Te fartarás, em teu corpo, daquilo que ele conquistar para ti. E essa será a tua medida. Nisso te revolverás. Conhecerás quem és, no grau mais ínfimo de tua natureza. Saberás teus limites e neles te guardarás. Nada além disso terás como prêmio, nem consolo. Aquele que se conforma às trivialidades da existência não pode almejar mais que uma eternidade inferior. E o que tu achas que significa o Inferno? 
Saibas que colocar-se entre o Paraíso e a condenação não é apenas a escolha por um Deus, mas a decisão por um homem. A pergunta fundamental é: qual homem queres ser? Há duas escolhas - podes escolher pelo homem natural, o Adão da terra. Nele, fiarás tua esperança e viverás teu destino. No entanto, como ele mesmo caiu, cairás também, e mais profundo ainda; pois Adão decaiu do Paraíso para este mundo e tu descerás ainda mais. Por outro lado, tens a possibilidade de escolher por outro homem: aquele que te é modelo, Jesus Cristo. Se quiseres ser como ele, se quiseres galgar os seus passos, se, ainda, quiseres fazer obras até maiores que as dele, terás que ser como ele. Este deve ser o homem que deves desejar ser e é este homem ideal, referenciado no arquétipo perfeito, que vai informar quem tu serás desde já.
Olhes, portanto, para Cristo, mas não apenas como o Deus que te salva, porém, também, como o homem que te é exemplo. Queiras ser como ele - homem. Varão perfeito, já ouvistes essa expressão? Ela deve ser o teu condutor. O varão que tu vês à tua frente, no final desta caminhada, ele te chama para um encontro definitivo. Se tu olhas para trás, se não deixas as coisas que para lá ficaram, te condenarás a seres pequeno. Porém, se segues para o alvo, olhando para o homem-perfeito, Jesus Cristo, vislumbrarás tuas possibilidades e teu mestre.
Por isso, cuida de tuas palavras. Nelas está tua própria alma e nelas está o teu próprio destino. Não te enganes, acreditando que teu espírito está isento de contaminação. O que contamina não é o que entra, mas o que sai da boca. E o que contamina só o contamina por já estar contaminado. E se tua alma estiver contaminada, tua boca exalará o odor dessa doença. 
Prescreva, então, para o teu ser, o melhor remédio que há, que é a elevação de teu espírito à eternidade. Isso, por uma força purificadora sem igual, extirpará do teu interior a sujeira do pó desta terra, o preencherá com a sublimidade dos valores divinos e fará que tua vida seja tão grande quanto o próprio infinito.