sexta-feira, 6 de março de 2009

Malemolência espiritual


Se entre 80 mil pessoas reunidas convocadas a ajudar você, por algum motivo, apenas 3 se dispussesem a fazê-lo, como você sentiria?
Pois esse foi o número de cristãos que se dispuseram a assinar a revista da Missão Portas Abertas, num congresso da VINACC, na Paraíba, segundo informação do Julio Severo.
O próprio Julio já faz uma análise exata da situação, na qual pessoas ignoram completamente o sofrimento dos cristãos em países muçulmanos e comunistas.
Segundo ele, isso tem um caráter profético: afinal, como esses cristãos não se preocupam com o que acontece com irmãos em outros países, com as perseguições e ações estatais contra o cristianismo, como vão se preocupar com o que acontece debaixo de seus próprios olhos?
Volto a pensar no que disse Agostinho, em seu livro 'Cidade de Deus', se referindo a uma previsão de Cipião Nasica, que era contrário a destruição de Cartago:
"Receava outro inimigo das almas fracas, a segurança, e não queria do necessário tutor, o medo, emancipar a pupila romana"
Não estaríamos nós, cristãos ocidentais, vivendo uma malemolência eclesiástica, nos fartando das mordomias do mundo moderno, engordando nossas panças religiosas até que nossas veias espirituais se entupam? Será que não perdemos a noção de estarmos em uma batalha, contra um inimigo chamado Satanás, que além de comandar seus anjos, tem usado Estados e homens na busca de seus objetivos? Será que não nos sentimos seguros demais e nos tornamos, por isso, displicentes?
O sábio conselho daquele pontífice romano é atual. Se não percebemos os perigos que nos rodeiam, tendemos a relaxar e abrimos as guardas para toda investida do mal. Acompanhe o site do Julio Severo e veja como o Estado tem preparado ações para destruir nossos valores mais fundamentais.
O fato acontecido em João Pessoa é apenas um indicador de nossa realidade. Talvez seja um fator irreversível, mas, pelo menos nós, individualmente, podemos mudar isso em nossas vidas.