quinta-feira, 26 de março de 2009

Contra a impiedade

Quantos reconhecem o verdadeiro salvador? Se estreita é a porta que conduz à vida eterna, pela porta larga segue a maioria dos homens. E se o mundo segue ainda mais impiedoso, a largura de tal porta já se torna estreita pela demanda de sua passagem. Os pecados são tantos que é enfadonho enumerá-los e talvez a soberba da vida seja o primeiro e o fundamento de todos eles; basta este para conhecer todos os demais.
Mas há um juízo, sim. Do trono excelso o Senhor exigirá contas dos homens. E quem subsistirá? O Senhor cortará todos os lábios lisonjeiros e a língua que fala soberbamente. Quem confia em sua própria ciência é tido por louco por Deus que, então, aniquilará a sabedoria dos sábios e rejeitará a prudência dos prudentes.
São os simples, os pobres de espírito, quem Deus defende contra as astúcias artimanhas dos conhecedores deste mundo, da autoridade científica e mundana, dos mestres e doutores da loucura. Se somos frágeis, pois vivemos pela fé, se estamos indefesos, pois somos obscuros, se os senhores da técnica e do conhecimento vociferam contra nossas verdades, saibam eles que pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o Senhor; porei a salvo aquele para quem eles assopram.
São cegos guiando cegos; soberbos louvando soberbos; loucos aconselhando loucos. Os ímpios andam por toda parte; quando os mais vis dos filhos dos homens são exaltados.
Nós, porém, nos sentimos seguros, arraigados na verdade, fincados com os pés na rocha, estabelecidos na realidade. Isso porque confiamos no Altíssimo, ouvimos sua voz e reconhecemos o chamado do pastor eterno. As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Não mes esconderei, portanto, nos jogos verbais da multidão, nem me curvarei à impureza dos que desejam negar a Deus, mas, sim, me submeterei àquele que traz em sua boca o mistério da verdade.